Luís Rouxinol: "Diz-me muito a data da minha alternativa pois sei o que passei e lutei para ali chegar"
No próximo dia 10 de Junho, Luís Rouxinol cumprirá três décadas como cavaleiro de alternativa.
Uma efeméride especial que será comemorada oficialmente um dia depois, na tarde de domingo, 11 de Junho, em Reguengos de Monsaraz. "Diz-me muito a data da minha alternativar, pois sei o que passei e lutei para ali chegar e a 10 de Junho de 1987, conseguir tirar a alternativa em Santarém...", revela o cavaleiro.
Curiosamente será no Alentejo profundo, que este ano se proporcionará uma actuação do cavaleiro aquando dessa data, "Surgiu essa possibilidade de tourear em Reguengos nesse dia e nem pensei duas vezes. Tenho carinho pelos aficionados do Alentejo, até porque também tenho uma costela alentejana, e gosto muito de actuar na praça de Reguengos, que ainda por cima leva o nome de um dos cavaleiros que mais admirei, o José Mestre Batista. Depois tenho respeito pelo esforço que a empresa Verdadeira Festa tem feito em montar bons cartéis e atrair aficionados às suas praças".
Nessa tarde, serão lidados toiros de Murteira Grave e Passanha, estando as pegas a cargo dos Amadores de Montemor e Monsaraz. O restante cartel repete parte do que foi o da alternativa, com a presença do seu padrinho, João Moura e de um dos cavaleiros que serviu de testemunha, Rui Salvador. "É sempre uma honra tourear ao lado daqueles que estiveram comigo nesse dia. Tenho a maior das admirações pelo meu padrinho de alternativa João Moura (na imagem acima com Luís Rouxinol) e amizade ao Rui Salvador. Ficará a faltar do cartel de alternativa o Joaquim Bastinhas, que pelas razões que sabemos, não poderá agora estar presente mas gostaria que pelo menos ele pudesse ir à praça de Reguengos nessa tarde. Será como regressar ao passado...".
Os ingredientes estão lançados para uma tarde que promete ser de emoções fortes para Luís Rouxinol.